sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Mastigando Responsabilidade no Trânsito

Rua Alameda
Já é tarde
Quando as luzes se acendem na rua alameda.
Das crianças as senhoras de idade
O grito é de tristeza:
_ “Acudam! Acudam”!
E todos olham espantados
A destruição do carro capotado.

Lá se vão ao velório,
Todos da rua alameda.
_ Mataram o José
Falam com delicadeza.

Mais tarde tem café com bolo
O povo se acomoda,
As luzes se apagam
A família desolada só chora.
Lá para a hora derradeira
Vem um jovem apressado:
_ O João caiu de Moto
E lá se vai a rua alameda
De velório em velório.
Lamentando e esquecendo
Apenas vivendo
Até que se dê o ultimo suspiro,
Até que o ultimo jovem se vá, na rua alameda
Ou até que as luzes se acendam e não se apaguem.
Pedro Alcino 



Pois é galera, até quando iremos acompanhar isso? Todos os dias ao assistir os jornais acompanho noticias de acidentes. Às vezes nem preciso esperar pelo noticiário. Quantas vezes já não cheguei em casa de amigos e vizinhos, com o rosto triste. Quantas mães eu vi chorar. Tudo por culpa, na maioria das vezes, irresponsabilidade que a maioria tem no trânsito.
Muitos Professores e Mestres no assunto já discutiram, informaram e palestraram e o problema persiste. Eu então resolvi fazer diferente. Não venho aqui postar um serie de dicas de como se portar no trânsito. Mas vim aqui hoje falar com vocês motoristas, pedir para que olhem para o que está acontecendo.
Algum tempo atrás, um jovem de apenas 19 anos vinha em alta velocidade numa curva que ele era acostumado a passar fazendo piruetas e manobras radicais na moto. Todas as noites ele assustava a população que ali passava, com suas chegadas radicais e o berrar de sua moto. Certo dia ele passou por esta mesma curva, perdeu o controle e se acidentou, fraturou o pé. Eu fui então até a sua casa junto com minha família e amigos para rezar por sua melhora. Quando ele melhorou voltou a se acidentar. Mas o garoto persistia. Um dia como outro qualquer ele passou novamente pelo trecho, dois garotos voltavam da escola quando ele passou em disparada. A moto atropelou os garotos, um deles caiu e se machucou de leve, o outro teve a perna fraturada. E ele. Aquele garoto que eu varias vezes fui a sua casa, jogar bola com ele. Este garoto foi jogado da moto, bateu a cabeça e quebrou o pescoço. Pela manhã, o seu sangue jorrava e a multidão que o visitava zombava dele:
_Aquele era um doido!
_Bem feito pra cara dele.
Eu fico indignado, como os pais do garoto puderam comprar uma moto pra ele. Como estes mesmos Pais não dialogaram, não procuraram saber o que ele realmente precisava e Por que ele buscava aquele caminho de morte.
Vocês Pais, são os culpados, quando se esquecem de dialogar com seus filhos. Quando fazem os seus gostos e mimos e os levam para a morte ou a morte de outras pessoas.
Você filho, é culpado! Quando acha que está acima da morte. Quando acha que andar de carro ou moto é apenas diversão. Amigo, não faça isso. Pense nas pessoas que ficariam tristes se você morrer. Mesmo que as coisas pareçam difíceis, mesmo que aja motivo para arriscar a vida, eu lhe garanto que há algo pra você que vale a pena lutar. Basta procurar sentindo na sua vida. Busque a Deus. E eu não digo pra ir para a igreja, mas sim, para dentro do seu coração e buscar o que realmente importa. O que realmente lhe faz bem.
Vocês adultos problemáticos, são os culpados. Quando não calculam a conseqüência de seus atos. Bebem ao dirigir, falam no celular enquanto correm em alta velocidade, Quando não cuidam de seu veiculo como se deve ou Quando Desafiam os limites do corpo e acabam dormindo ao volante.

Vejam as famílias que choram. Vejam a mãe de vocês em casa preocupada. Vejam a sua filha que espera um pai sóbrio e vivo chegar em casa. Vejam o valor que vocês tem para as pessoas que lhe cercam. Vejam as pessoas inocentes que podem morrer por uma falha sua.
Às vezes erramos em não dizer Te amo. Às vezes erramos quando não dialogamos. Às vezes erramos quando simplesmente ignoramos.
Concluí que todos nós temos uma parte de culpa na morte de muitos.  Por isso peço hoje que a partir de agora, que agente cuide de fazer a nossa parte para um trânsito seguro.
Lembre-se que a responsabilidade às vezes pode até parecer chata e que é até bom não termos que nos preocupar com ela. Mas que apesar disso, tem alguém aí que admira a sua responsabilidade quando você a tem, alguém que lhe ama muito e que não quer te perder.




Abraços galera! Reflitam sobre isso.

Um comentário:

  1. Recomendo á todos passarem por akê...mas não somente lê mas também refletir o que tá escritoO...sábias palavras...Parabéns a pessoa que teve essa criatividade..bjoO

    ResponderExcluir