quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A vida, você a viu?


A vida, você a viu?


Era uma vez, uma família simples;
Que morava na favela,
Como toda gente humilde;

Tinha a mãe, o filho e a filha,
Já o pai um mês atrás tinha morrido,
Assassinado por uma quadrilha;

O filho, coitado, era muito pequeno,
Não sabia o que se passava com o pai naquele tempo;
Todo dia ele ficava esperando,
E a mãe desesperada, falava: Meu filho, ele está viajando.

 - Viajando para um lugar melhor, onde não há sofrimento,
- Se juntou com sua vó.

E a menina já era muito esperta,
Só falava em estudar,
Para se tornar uma médica.

E a mãe perguntava: meu filho o que você quer ser?
O que você vai fazer, quando você crescer?
O menino que todo dia, 13h00min, saia para jogar no sol;
Foi enfático na resposta: Jogador de futebol!

E por falar em futebol eu fique até com fome;
Falou baixinho, a filha;
Que não comia desde ontem;
Na mesa tinha um pedaço de pane tone,
Que sobrou do natal;
Que o pai tinha comprado,
Com o trabalho suado;
Juntando real por real.

A menina, curiosa, sempre querendo saber,
Perguntava para a mãe o que via na TV;
- Mãe o que é uma vida boa,
-  isso serve pra que?

- Ora minha filha, uma vida boa é a que nós não temos
- ninguém que você vê na televisão, viveu o que nós vivemos.

Mas a menina insiste em indagar;
- Mas como assim? Não tem como explicar?

- Minha filha amada, ta na hora de ir dormir
- mas eu vou explicar que é pra você refletir.
- A vida boa é uma vida nobre;
- sem fome, nem desigualdade.

- Morar numa casa enorme? (Pergunta a filha).

- Também é bom, mas no nosso caso não ia ter muito a ver,
- Já pensou numa casa grande,
- a gente se perder?

Há há! A filha da uma gargalhada.

- Isso também faz parte de uma vida “arrumada” (afirma a mãe).

- O que, o sorriso?

- Sim! Você não imagina o valor que tem isso;
- As pessoas ricas riem até sem motivos. (completa a mãe).

- E o sofrimento? (pergunta a filha)

- De sofrimento, minha filha, isso sim eu explico,
- eu não criei vocês com salário de político.

- Vá filha, seu irmão já está dormindo,
- Deixa que eu te levo para cama.

- só é feliz quem é rico? (pergunta a filha).

- Não minha filha, também é feliz quem ama!
- Assim como eu, não tenho a vida que sonhei,
- mas sou feliz, porque tenho vocês;
- não troco vocês por ninguém,
- todo meu esforço vai ser premiado,
- porque um dia vocês vão ser alguém.

- Nossa mãe! Você está chorando?

- Sim minha filha, eu rezo para o que eu passei na vida,
- Vocês nunca há de passar;
- Só vou pedir que estude,
- Para um dia se formar.
- Pronto, agora durma,
- e peça a Deus que amanhã seja um dia diferente;

Já com os olhos fechados a filha faz a ultima pergunta inocente:
- Mãe, Então a gente não tem vida?

- Sim, a que Deus proporcionou para a gente.

Ruan Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário