segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mastigando Censura!



O Bicho da Censura!
Escutem!
Ouçam o Ruído!
O bicho está acordando,
E ainda que fraco e perdido
Ele vem se levantando.

Vamos peguem suas armas,
É uma emergência,
Matem o bicho
Enquanto ainda vive
Em estado de sonolência.

Não deixem que ele suba a montanha.
Alguns de seus velhos amigos, Lá aguardam.
Prontos para a Batalha.
Prontos para pegar o que já foi deles.

Eles irão tirar a sua liberdade,
Vão limitar o seu espaço.
De tudo vão roubar um pedaço.
Até que não sobre mais nada!
No lugar de nosso Lar,
Colocarão uma gaiola.
E se você protestar
Roubarão sua viola.

De vermelho mancharão as calçadas
Com o sangue do inimigo!
Aqueles que não se curvarem Morrerão.
Isso eu ti digo.

Então não deixem o bicho levantar.
Esqueçam ao menos hoje a sua tranqüilidade
E Ternura.
E MATEM DE VEZ O BICHO DA CENSURA!
Pedro Alcino


Uma questão que está sendo debatida ultimamente pelos Jornalistas no Mundo todo, são as novas formas de censura usadas pelos governos republicanos em si “totalitários”. Países como a Coréia do Norte e seu intenso regime político é prova disso. O Egito e alguns outros países africanos em guerra civil ano passado, chegaram a controlar até os acessos da população a internet e telefone. Mas o que nem todos sabem, é que bem próximo a nós, aqui na America do Sul, sérios problemas já estão sendo encontrados. Um exemplo bem próximo é a Venezuela, onde a principal emissora de televisão é controlada pelo governo, as demais são hostilizadas pelo presidente Hugo Chávez, que tenta restringir ao Maximo a liberdade de expressão do povo. Países como Equador e Argentina também na America do Sul, estão incluídos como países que usam de manobras judiciais e ameaças, para coibir a livre circulação de informações.
Enfim, “É uma época difícil para o Jornalismo”, e para a livre expressão.
No Brasil a coisa também não é muito diferente. Nosso País vive tempos de calmaria e a economia vem crescendo. Porém, precisamos tomar cuidado. A Copa do Mundo, por exemplo, vêm coroar uma boa época do nosso País, assim como também as Olimpíadas. Mas o que não devemos esquecer é dos graves problemas que poderão ser esquecidos no processo. Nossos índices também são maquiados, o da educação por exemplo, com a provinha Brasil e outros meios, vem tentando passar uma imagem de um Brasil melhor em termos de educação, o que é mentira, ainda estamos longe desta meta. O País ultimamente enfrentou uma paralisação de vários trabalhadores federais e a Globo foi totalmente discreta em falar do assunto. Outro exemplo foi o ultimo Rock Rio, onde Dinho do Capital Inicial ao vivo falava de José Sarney e dos recentes escândalos vividos na assembléia, a emissora Rede Globo então cortou discretamente a transmissão e foi direto para os comerciais, algo que nitidamente não estava nos planos.
Amigo, o Brasil graças a Deus é um País que esta longe de passar por regimes tão extremos como o da Coréia do Norte, os jornalistas ainda não são diretamente ameaçados como na argentina e a liberdade de expressão ainda corre livre por aí. Mas isso não quer dizer que não estamos sujeitos a isso, e que a censura não exista. Sim ela existe! Fraca de mais pra continuar, então cabe a todos que vivem neste País, ficarmos atentos, para não deixarmos o Bicho da Censura acordar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário