sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Quinto Elemento


   
 Se voltássemos ao passado, e depois adentrássemos por essas estradas que a vida nos leva, quem sabe poderíamos encontrar Maicon Douglas, uma criança Alegre, de sorriso sincero, pernas longas, e mãos agitadas e se déssemos bastante sorte, talvez, o encontraríamos tocando a sua primeira guitarra, Uma bela peça feita com latinha de marrom glacê e cordas de pedreiro que ele próprio confeccionara. E quão interessante seria se neste momento a mãe do menino berrasse lá da cozinha:
_Maicon, Está ficando doido ô garoto!
   E Coitados dos visinhos, provavelmente incomodados com a péssima sintonia entre o menino e a guitarra. Mais uma das vantagens de ser criança é que você tem certos privilégios... E lá se fora ele, tocando e tocando, e quem o ouvia talvez não entendesse ainda, a importância daquele momento.
   Saí então de um passado distante e volto há alguns dias atrás. Estava em casa a poucas horas, havia chegado da casa de meus avós e já me preparava para sair. O destino? A Praça de eventos de São João dos Patos, para a festa da Vitoria de Dr. Waldênio pela conquista de prefeito eleito. Como não tinha uma roupa vermelha descente (Cor do partido) resolvi ir de preto. Quando adentrei ao espaço, algo chamou instantaneamente minha atenção. Confesso que estava preparado ouvir musicas tediosas de forró, que por acaso, não sou um grande fã e por isso já esperava um publico ansioso para ouvir a tal Ferra na Boneca, Banda que fazia alusão a candidata derrotada. Mas para minha surpresa, quem a principio tocava, melhorou incomensuravelmente minhas expectativas.
   Lá estava Maicon Douglas e o Quinto Elemento, grupo que vi crescer, mas que não esperava estar em um nível tão bom. No Palco, três Guitarras, um Baixo e Bateria e seus respectivos donos, sincronizados e afinados, faziam a galera (e a mim também) pular bastante. Não que eu não respeite ou não valorize o forró. Mas naquele momento, vi pessoas tentando realizar seus sonhos e levando para o publico de sua cidade, uma cultura um tanto esquecida, A Musica Popular Brasileira. Não podia deixar passar, e nem muito menos deixá-los de fora dessa, e logo no dia seguinte já tinha reunião marcada com eles.
    Logo de cara, percebi a alegria deles por eu estar ali. Não demorou muito e lá estava eu fazendo meus comentários e como um fã daquele belíssimo trabalho, logo toquei no assunto de o quão madura a banda estava. Elogiei os arranjos e os dingles, enfim... Não fora tão difícil me enturmar.

Agora, aperte bem os cintos e preparem-se para conhecê-los.
O Começo
    O Quinto Elemento é uma banda jovem de aproximadamente 2 anos, formada graças a ajuda de amigos e a União de seus membros que Individualmente eram apenas garotos que sonhavam com musica. Foi aí que por um toque do destino, Tudo começou quase que por acaso, quando a maioria deles nem pensava em tocar. O antigo Pároco da cidade, o visionário Padre João Paulo, criara um projeto de reestruturação do Cine São João e inaugurava um grupo de musica com o apoio da Yamaha, o Som do Coração. O projeto visava não apenas ensinar a tocar instrumentos, mais também a estudar musica. Maicon foi aluno da primeira turma. Ele Aprendera a tocar sozinho em casa, ao som de Another Brick in the wall, mas não conhecia a musica em si. Foi aí que o projeto o ajudou a desenvolver as partes que lhe faltavam aperfeiçoamento e logo já era professor. A figura daquele garoto de Guarujá – SP já era um passado distante e ele agora poderia correr atrás de seu sonho. Criar uma Banda. Foi aí então que ele foi em busca de pessoas que também compartilhavam deste mesmo interesse.
O Recrutamento
    Danilo, professor de computação na sala ao lado a que Maicon ensinava, nasceu em imperatriz – MA, quando criança ouvia Altemar Dutra, Renato Russo, Legião Urbana e os outros Ícones da MPB, tinha um desejo de formar uma banda, mas nunca havia tocado sequer um instrumento, foi aí que Maicon o propôs a idéia e ele logo topou. Cheio de força de vontade, não ligou para as dificuldades e após muitos treinos sozinho, era um baterista de primeira.
Maicon.
Danilo


Outro que de cara era a pessoa certa para o grupo foi Rafael, nascido em Sucupira – MA, era um aluno muito dedicado e dominou bem o Baixo. Logo descobrira que a musica estava no seu sangue, o Pai era sanfoneiro em uma época distante e pelo visto, herdara muito bem o gene musical.
Rafael

Mais ainda faltava um vocalista, e como todos os outros, ele também era especial.
Gaucho como assim é chamado, por antes morar no Rio grande do Sul, tocava desde os 12 anos e fazia aula de canto. Veio para o São João dos Patos e também se tornou aluno de Maicon. Para ganhar um dinheiro, ele tocava em bandas de forró, mas nunca se sentiu a vontade, pois seu estilo era outro. Então ele também foi recrutado.
Gaúcho

Neste meio tempo, duas garotas também entravam para o grupo, Franciane e Carol, e também Raul outro bom aluno que sempre que pode toca com a Banda.
Os Primeiros Passos
A caminhada é sempre dura no começo, e por isso precisavam de apoio, e isso eles tiveram graças ao Padre João Paulo, a Alberto Souza, dono de um escritório de engenharia e ao prefeito da cidade, José Mário. As musicas adotadas por eles, eram inéditas para o estilo da região. Mas eles tinham de tentar. E a chance veio na Missa de Aniversario da Cidade em 2010. O Padre precisava de um grupo que animasse o publico e lá estavam eles, e a partir do momento que entraram no palco, surgia aí o Quinto Elemento, Pioneiros no gênero Pop Rock da região.

A partir daí, vieram mais chances, primeiro o Festejo e depois show com o projeto Sons do Coração... e daí amigo, para o gosto da galera.
Banda Quinto Elemento e o prefeito Zé Mario.

Após estes dois anos de luta, vejo uma banda unida e bem centrada no que faz. Uma Banda que mostrou a uma cidade pequena a sua voz. E nem pense que eles irão parar por aí.
Desejo toda sorte do mundo a estes caras. E com esperança divulgo o seu trabalho, para que vejam que os sonhos são possíveis quando agente corre atrás. Então nunca desista. Quando você ouvir o Som que há dentro de seu coração, não pense duas vezes, e mostre o que você tem de melhor para o mundo.
E quanto ao fim desta historia, espero que não precise escrever tão cedo. E quando alguém ouvir que estes sonhadores são Loucos lembre-se de que eles provaram lá no começo que não são. Pelo contrario, são guerreiros e o que sai de dentro deles não é apenas musica, mas também uma lição de vida.
Agora com vocês, O Quinto Elemento! Sempre quis dizer isso


Se você gostou, divulgue a Banda e se mora em São João dos Patos e região, venha conferir de perto. O Blog estará divulgando todos os eventos com participação da banda. Contato para Shows (99)81128771
Vlw galera, #FUI ;)

2 comentários: